O projeto principal da NeoGreen no Porto de Sines em Portugal visa produzir hidrogénio verde e e-metanol para auxiliar na descarbonização dos setores marítimo e petroquímico, tanto na Ibéria como no noroeste da Europa.
Espera-se que o primeiro hidrogénio deste projeto seja produzido em 2027. Está planeada a construção de um complexo de eletrólise de 330 MW e síntese de metanol num terreno de 10,8 hectares na Zona Industrial e Logística de Sines (ZILS), localizada nas proximidades do porto. O complexo terá uma capacidade de produção anual de 40.000 toneladas de hidrogénio verde, capaz de fornecer mais de 230.000 toneladas de e-metanol por ano. A alimentação do complexo será feita por mais de 800MW de geração de eletricidade verde proveniente de uma combinação de energia eólica e solar, que a NeoGreen Portugal está a desenvolver na região.
O projeto do Porto de Sines está agora a entrar na fase FEED e está a avançar nas discussões de offtake com algumas das maiores linhas de navegação e traders do mundo.
Porquê o Porto de Sines
Solar
395 MW
Eólica
460 MW
Electrólise
330 MW
H2
H2 injetado no sistema de Gás para descarbinisar a rede regional.
P2X Fuels
E-MeOH usado como combustível marítimo e despachado para descarbonizar setores químicos.
Documentos