Operações em Portugal

Porto de Sines – Power-to-X

O projeto principal da NeoGreen no Porto de Sines em Portugal visa produzir hidrogénio verde e e-metanol para auxiliar na descarbonização dos setores marítimo e petroquímico, tanto na Ibéria como no noroeste da Europa.


Espera-se que o primeiro hidrogénio deste projeto seja produzido em 2027. Está planeada a construção de um complexo de eletrólise de 330 MW e síntese de metanol num terreno de 10,8 hectares na Zona Industrial e Logística de Sines (ZILS), localizada nas proximidades do porto. O complexo terá uma capacidade de produção anual de 40.000 toneladas de hidrogénio verde, capaz de fornecer mais de 230.000 toneladas de e-metanol por ano. A alimentação do complexo será feita por mais de 800MW de geração de eletricidade verde proveniente de uma combinação de energia eólica e solar, que a NeoGreen Portugal está a desenvolver na região.


O projeto do Porto de Sines está agora a entrar na fase FEED e está a avançar nas discussões de offtake com algumas das maiores linhas de navegação e traders do mundo.

Porquê o Porto de Sines

Gateway de Energia

Sines é um ponto de acesso energético priviligiado, propício tanto para projetos de combustíveis verdes orientados para o mercado interno como para a exportação. Isto deve-se à sua localização, tráfego marítimo e proximidade com a indústria local.

Localização Estratégica de Bunkers

O Porto de Sines está localizado à entrada do Mediterrâneo e é ponto de passagem de várias rotas marítimas importantes, dando-lhe o potencial para ser uma relevante estação de abastecimento de e-metanol no processo de descarbonização do sector marítimo.

Tráfego Marítimo

O Porto de Sines é um importante porto de águas profundas em Portugal, movimentando aproximadamente 1.400 navios, 27.200.000t de carga e 230.000TEU anualmente.

Elevado Crescimento

Prevê-se que o Porto de Sines tenha altas taxas de investimento nos próximos 5 a 10 anos.

Indústria Local

Existem várias indústrias localizadas na área de Sines que podem atuar como parceiros e consumidores diretos de hidrogénio verde.

Fornecedores de CO2

Existem vários potenciais fornecedores de CO2 (incluindo CO2 biogénico) na proximidade do projeto, o que é necessário para a produção de e-metanol.

Hub de Hidrogénio

Sines foi designado como um corredor de hidrogénio verde e um polo de investimento e pode ser o ponto de partida para o planeado Gasoduto H2Med, que pretende transportar combustíveis gasosos de Portugal e Espanha para o Norte da Europa através da França.

Solar

395 MW

Eólica

460 MW

Electrólise

330 MW

H2

H2 injetado no sistema de Gás para descarbinisar a rede regional.

P2X Fuels

E-MeOH usado como combustível marítimo e despachado para descarbonizar setores químicos.

Documentos

Copyright © 2024 NeoGreen Hydrogen Corp. All rights reserved.